Bem-vindo(a) ao nosso site!! - Boa Noite! 25 de Março de 2017.    -     Faltam -1505 dias para o Carnaval 2013!!
Buscar:
Patrocinadores
Chery
Rubra Chery
Parceiros
70 anos de Candeia!

 

Este ano de 2005 marca três datas importantes na história da cultura popular carioca:

- 70 anos do primeiro concurso oficial de escolas de samba – vencido pela Vai como Pode (que se chamará Portela, a partir de então);

 

- 70 anos do nascimento de Candeia;

 

- 30 anos de fundação do GRANES Quilombo.

 

Desnecessário estabelecer a relação entre essas três datas, porque são fundamentalmente portelenses.

 

A respeito do primeiro título portelense, o carnaval de 2005 será lembrado como o ano em que a Portela entrou na avenida sem os seus maiores símbolos: a Águia, os Compositores e a Velha Guarda.  Emblemático?  Sem dúvidas.  Mais parece, lembrando do genial escritor russo, “Crime e Castigo” por tamanho desprezo pelo passado da Escola.

 

Já sobre Candeia e o Quilombo, muito temos a comemorar e lembrar, sobretudo, suas preocupações, seus sonhos, sua liderança e sua postura visionária. Nunca alheio às transformações de seu tempo e de seu lugar, esse personagem é rica fonte para se conhecer um pouco mais a cultura carioca (e brasileira) e as "expressões negras".

 

Sempre exposta de forma clara, objetiva e honesta, toda a obra de Candeia se construiu sobre a incessante luta na defesa do sambista e sua cultura. Longe de significar purismo, xenofobia ou discriminação, a postura de Candeia como poeta e revolucionário sempre se pautou pela inclusão. Por isso, denunciou o segregacionismo a que os sambistas vinham/vêm sendo submetidos. E sua imensa preocupação com o destino de nossas escolas de samba.  Profecia?

 

Para Candeia, a arte sempre esteve ao lado da cidadania. É, sem exageros, mais um líder negro do Brasil.

 

A Equipe Portel@web quer render homenagem a este grande portelense para que seu nome e sua obra não caiam no esquecimento.

 

Por isso, inicia o Especial Candeia, que será construído ao longo de todo o ano que se inicia hoje com o texto do link “Celeiro de Bambas” e esta apresentação.  Esperamos, desse modo, poder tornar acessível aos internautas o legado deixado por Candeia “ao povo em forma de arte”.

 

Axé!

 

Autor: Rogério Rodrigues.

Foto: Jornal O Estado de S. Paulo (www.estadao.com.br). 

 


» voltar



Entrevistas
Valci Pelé
&...

Especiais
Receita de Sucesso
  "Desde os tempos da sua funda&cce...
Dedicatória
Alberto Lonato
Carnaval 2013

1 Visitantes Online
© Copyright PortelaWeb - 2006-2017. Todos os direitos reservados.